Qual a origem da capoeira: a expressão cultural e o esporte afro-brasileiro

Com certeza você já ouviu falar sobre a capoeira – considerada uma expressão cultural afro-brasileira. O esporte é uma manifestação cultural brasileira que teve influência africana.

A seguir, você irá conhecer um pouco mais sobre a história da capoeira. Descubra a sua verdadeira origem, como ela é vista nos dias atuais, como funciona a roda da capoeira e as suas principais características. Vem com a gente!

origem da capoeira

Qual a origem da capoeira?

Desenvolvida no Brasil pelos africanos escravizados, a capoeira era uma forma de luta e resistência - principalmente na época da escravidão. Porém, os negros que foram trazidos da África para trabalhar no Brasil não tinham permissão para lutar. Então, a capoeira foi adaptada, sincronizando os movimentos e as músicas africanas, para não levantar suspeitas.

Por muito tempo, a capoeira foi proibida no País, sendo bastante associada à criminalidade. Depois da abolição da escravidão, os negros que foram liberados, na maioria das vezes, não tinham como sobreviver e acabaram marginalizados.

Na década de 30, a situação da capoeira já estava diferente no Brasil. O Presidente da República da época, Getúlio Vargas, convocou um grupo para se apresentar no Palácio do Catete. Como resultado, a capoeira voltou a ser permitida e ganhou mais fama, especialmente entre os mestres baianos.

A luta afro-brasileira nos dias atuais: o que é a capoeira?

Hoje em dia, a capoeira é vista tanto como uma expressão cultural quanto como uma luta brasileira com forte influência africana. Ainda é símbolo da resistência negra, valorizando a herança africana na cultura brasileira desde o período da escravidão.

Existem vários tipos de capoeira. Entre tantas, a capoeira angola na Bahia é uma das mais tradicionais e preserva bastante as raízes africanas originárias. É bastante popular entre os brasileiros, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Qual a origem da capoeira: entenda a roda da capoeira

A luta acontece entre duas pessoas dentro do círculo formado por outros participantes e uma bateria – composta por um ou mais berimbaus, entre outros instrumentos, como o agogô e o pandeiro, por exemplo.

O berimbau comanda a roda e os capoeiristas só podem iniciar quando o responsável por esse instrumento autorizar. Se houver 3 berimbaus na roda e com diferentes afinações, o tom mais grave será o responsável por determinar o ritmo da luta. As músicas são cantadas por uma pessoa, enquanto as demais presentes na roda fazem o “coro”.

Esse conjunto de movimentos e música faz com que a capoeira seja confundida, muitas vezes, com uma dança. Normalmente, durante as lutas, temas relacionados à escravidão e ao sofrimento dos africanos durante esse período são relatados nas melodias.

Principais características da capoeira

De maneira geral, podemos citar três características principais da capoeira – os instrumentos, a vestimenta e os golpes e/ou movimentos.

Conheça um pouco mais sobre cada característica a seguir:

Instrumentos

A música é um dos principais fatores da capoeira. Ela determina o ritmo do esporte. O instrumento primordialmente utilizado é o berimbau, mas o pandeiro, atabaque, reco-reco e o agogô também estão presentes.

Vestimenta

As roupas podem variar de acordo com os tipos de capoeira e os grupos, mas as calças e as camisetas estão entre as vestimentas mais comum entre eles. Roupas de coloração branca são muito privilegiadas durante as rodas.

Golpes e/ou movimentos

Os golpes variam entre os grupos, assim como a vestimenta. No geral, o movimento base é a ginga. É um golpe em busca da liberdade e da igualdade, o qual segue o ritmo da música.

Qual a origem da capoeira: o que eu preciso para ser um capoeirista?

A luta é um conjunto de movimentos livres e de música. Se você deseja ser um capoeirista completo, você irá precisar aprender todos os movimentos, a tocar os instrumentos e a cantar as músicas. Caso contrário, você será visto como alguém que ainda não sabe tudo sobre a capoeira.

Você precisa abraçar por completo essa expressão artística, entendendo seu real significado e ainda praticar o exercício. Caso contrário, você é considerado um capoeirista incompleto.